O termo secretariado vem do latim secretarium que significa lugar retirado, conselho privado. Secretariado envolve diversas atividades como assessoria de empresas/empresários, planejamento, controle de arquivos, correspondências, organização de eventos, acompanhamento de reuniões, entre outros. O Secretariado é representado pela imagem de uma pena sobre um livro e uma serpente enrolada em um bastão. A pena do livro representa a história da secretária, cuja atuação sempre esteve vinculada ao ato de escrever. A serpente enrolada no bastão, representando o Oriente, está relacionada com a sabedoria que pode ser usada tanto para construir como para destruir.
História do Secretariado no Mundo
A origem do secretariado é na antiguidade quando os homens desenvolviam atividades como escribas e alguns escravos também realizavam atividades que se assemelham à assessoria. Alberto jesus de lima
Na idade média os secretários eram os monges, já no período do mercantilismo esta atividade ficou um pouco esquecida.
Há registros de que Napoleão Bonaparte teve uma secretária mulher, que era incumbida de fazer as anotações da guerra, no entanto, Josefina, a esposa de Napoleão, forçou-o a contratar um homem para esse cargo.
Apenas no período das Guerras Mundiais é que as mulheres ganharam espaço no mercado de trabalho, em função da falta de mão-de-obra masculina.
E da mesma maneira que o mundo foi evoluindo e criando novas demandas assim aconteceu com o secretariado.
O Secretariado no Brasil
Nos anos 50 as mulheres desempenhavam funções menos significativas, porém nos anos 60 surge o “Clube das Secretárias” que impulsionou a profissão. Com o passar dos anos as funções atribuídas às secretárias foram se alterando e ganhando mais importância.
Regulamentação da Profissão
No Brasil as profissões de Secretário(a) Executivo (a) e Técnico(a) em Secretariado são regulamentadas pelas seguintes leis:
Lei nº 7.377 de 30 de setembro de 1985. Lei nº 9.621 de 10 de janeiro de 1996
Essas leis descrevem qual a formação necessária para atuar como secretário(a) e quais as atribuições da profissão. Além disso há também o Código de Ética da Profissão que trata sobre os direitos, deveres, princípios fundamentais do profissional de secretariado.
Diferença entre Cursos Técnicos e Cursos Superiores
O Curso Técnico em Secretariado tem duração de três semestres letivos, geralmente vinculados ao ensino médio regular, com carga horária de 900 horas. O Curso prepara de forma rápida profissionais para atuarem no mercado de trabalho na área secretarial, possivelmente com um cargo de Secretário Junior, com a finalidade de organizar a rotina diária e mensal das atividades do gestor da empresa, promover os canais de comunicação entre os clientes internos e externos da organização, desenvolver tarefas relacionadas ao expediente geral da empresa, entre outras atividades do setor.
Já o Curso de Tecnologia/Bacharelado em Secretariado ou Secretariado Executivo possui uma formação mais aprofundada. Possui duração de três anos, ou seja, uma média de 2.200 horas. Preparando assim um profissional com capacidades mais especificas para a área, formando profissionais treinados para aplicar conceitos e ferramentas tecnológicas específicas de assessoramento, implantar e executar atividades e metas da área, organizar eventos, viagens, possuir boa relação com clientes e fornecedores, comunicar e redigir textos técnicos, além de gerenciar informações em geral. As matérias desse curso são focadas em todos os âmbitos da empresa, para que o profissional tenha conhecimento de todos os setores. O curso também traz ao aluno questões teóricas e práticas, formando assim um profissional totalmente capacitado para atuar na área secretarial.
O primeiro curso de nível superior em Secretariado no Brasil foi o da Universidade Federal da Bahia, criado em 1969.
Nenhum comentário:
Postar um comentário